Aplicativos ampliam contato entre devotos e igrejas

Aplicativos ampliam contato entre devotos e igrejas

Smartphones e tablets são novas ferramentas de interação entre instituições religiosas e seus membros 

Cristian Reis | Fotos: Reproduções

Os smartphones ampliaramdisseminação da internet no Brasil e estão presentes em 80% dos lares brasileiros segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O alto número de pessoas conectadas transformou as relações sociais, inclusive as que praticam uma fé. Independentemente de qual seja a crença, lideranças religiosas já consideram o uso das ferramentas digitais, como os aplicativos, indispensáveis para modernizar a prática de mobilizar os fiéis e também atrair novos membros.

No portal oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, é possível encontrar uma relação com  aplicativos direcionados para públicos diversos.  O objetivo de cada um deles é variado, como é o caso do Notícias Adventistas, no qual os fiéis acompanham todas as novidades da igreja. Há também uma seção infantil com o intuito de levar a palavra de Deus às crianças.

Aplicativos Notícias Adventistas, Desbravadores e À Procura de Jesus

Um grupo de jovens escoteiros que faz parte da instituição, conhecidos como Desbravadores, possuem um aplicativo próprio. Lucas Lisboa, 16 anos, um dos diretores, considera o uso como fundamental. “Através do programa conseguimos nos organizar, transmitir informações para os encontros e, sem dúvida ajuda a trazer novos integrantes”, disse.

O pastor Flávio Borges, há 18 anos na Igreja Adventista destaca a importância desses aplicativos. “O smartphone é uma ferramenta fantástica, pois pode quebrar a resistência que algumas pessoas têm para se deslocar até uma igreja, principalmente os mais jovens”, afirmou. No entanto, o pastor faz uma ressalva. Para ele, é preciso haver cuidado no uso do aparelho. “As pessoas utilizam o smartphone durante o culto e isso é um problema, pois é um momento que deveria ser exclusivo para se concentrar na palavra de Deus”, reclama.

Aplicativo Pequeninos do Senhor

Em 1997 surgiu em Campinas, São Paulo, uma associação católica chamada Pequenino do Senhor. A instituição acredita no potencial de levar o evangelho para as crianças. A partir daí, um aplicativo de mesmo nome foi desenvolvido com esta finalidade e está disponível nas lojas do Google e Apple.

São disponibilizados conteúdos multimídias para envolver pais e filhos. Mensalmente novos personagens são criados e adicionados. De acordo com Fabiano Fachini, assessor de imprensa da associação, trata-se de um “novo caminho de divulgação e implantação do projeto para ser levado a outras paróquias e dar oportunidade de mais e mais crianças ser evangelizadas”.

No dia 3 de julho deste ano, a Basílica do Senhor do Bonfim também entrou de vez na era dos smartphones. Lançado para Android e iOS, o aplicativo criado possibilita que as pessoas fiquem atualizadas com os horários das missas e também possam acompanhá-las no modo online por meio do aparelho. O ato tradicional de amarrar uma fita do Senhor do Bonfim nos portões da Basílica de Salvador, agora pode ser feito pelo aplicativo.  No site da Basílica também é possível deixar seu pedido de oração e acender uma vela para o patrono da igreja.

Aplicativo da Igreja do Senhor do Bonfim

Share